Uma forma holística de melhorar sua saúde

A Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, ventosas, moxas, sementes e outros instrumentos que liberaram substâncias químicas no organismo com efeito antiinflamatório e/ou analgésico aliviando a dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

A Acupuntura tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Atrevés dela é possível tratamento e cura de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.

Determinar o que a Acupuntura pode tratar tendo como base a metodologia científica rígida que estuda as propriedades dos medicamentos é uma tarefa frustante e difícil. Assim, tendo como referência dados científicos atuais, oferecemos a seguinte lista de condições que mostraram resultados positivos do tratamento com Acupuntura. São informações que podem ajudar na hora de decidir e escolher um tratamento mais adequado.

Segundo uma lista com mais de 350 doenças tratáveis com a Acupuntura desenvolvida em junho de 1979 por representantes de 12 países que se encontraram em Pequim, no Seminário Internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre Acupuntura, Moxabustão e Anestesia para Acupuntura. Essa lista baseia-se em experiências clínicas. Nesta lista, as condições, quando especificamente testadas, mostraram resultados promissores em experimentos clínicos publicados.

Na guia de Tratamentos estão algumas das indicações sugeridas para Tratamentos, a Acupuntura apresenta ampla ação terapêutica em várias doenças e sintomas não incluídos nesta lista.

A avaliação médica é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico correto e do tratamento adequado. Muitas vezes, o uso de outras terapias é indispensável.

Isso significa que a acupuntura é um recurso terapêutico importante, mas não é a “cura de todos os males”.