Focalizadora: Ana Macêdo Avelar
Danças Circulares Sagradas
É um movimento de resgate de danças de povos do mundo inteiro, que começou na década de 70, com um bailarino polonês chamado Bernard Wosien.
As danças em círculo já acontecem desde a idade média, pois era uma das formas como os povos usavam para se comunicar e celebrar! Dançavam quando faziam o plantio e também a colheita, dançavam quando as estações mudavam e quando uma união acontecia. Dançavam cada momento da vida, reconhecendo a importância de celebrar cada passagem que acontece em nossa caminhada. Assim eles se conheciam e se fortaleciam enquanto indivíduos e ao mesmo tempo se reconheciam, conectavam e fortaleciam enquanto uma comum-unidade. UM TODO.
A Dança Circular, desenvolvida de tal sorte que as pessoas se movimentam “uma em volta das outras”, sugere uma formação que tem um significado importante, pois o círculo, como um dos símbolos mais poderosos e uma das grandes imagens primordiais da Humanidade, representa a totalidade completa, quer no Tempo, quer no Espaço.
Dançar em círculo nivela todos os indivíduos, eliminando a hierarquia e permitindo que, através do olhar, todos se reconheçam como participantes igualmente valiosos nessa configuração.
A Dança Circular trabalha com a construção dos conceitos de corpo e de movimento, com a experiência da expressão, da criatividade e da improvisação, e com o conhecimento da arte e da cultura, e de suas influências no cotidiano.
BENEFÍCIOS
Aspectos grupais:
-
Instrumento facilitador do processo de formação de grupo;
-
Sentido de união e integração;
-
Possibilidade de estabelecer contato com os outros através das mãos e dos olhos;
-
Possibilidade de vivenciar a harmonia grupal através do ritmo e do conhecimento;
-
Dissolução de fronteiras, na medida em que se compartilham danças de vários países e diferentes culturas;
-
Dança democrática, uma vez que inclui todos, sem distinções;
-
Possibilidade de percepção do grupo por outra via de comunicação;
-
Momento de confraternização: menos competição, mais amizade e universalização da comunicação através do movimento.
Aspectos individuais:
-
Complementar às técnicas corporais;
-
Promoção da organização interna;
-
Possibilidade de acolhimento do outro, na medida em que não discrimina as pessoas;
-
Possibilidade de bem-estar geral e relaxamento e atividade que se reflete nas emoções e nos sentimento.
Propostas
- BAILE DE DANÇA CIRCULAR
O Baile tem como objetivo proporcionar um contato com as danças de vários povos de forma descontraída e alegre. De mãos dadas em círculo todos aprendem as coreografias e juntos aprendemos a celebrar a beleza e a expressão de cada povo.
É uma oficina aberta a todos os públicos, idosos, adultos, adolescentes, educadores e todas as pessoas que gostam de dançar ou que querem conhecer mais sobre danças circulares.
Por ser uma oficina que tem como principal objetivo promover a integração e a socialização entre a pessoas.
- WORKSHOP DANÇA CIRCULAR SAGRADA E OS ELEMENTOS: TERRA, ÁGUA, FOGO E AR
Somos todos feitos da mesma matéria! Tudo que existe e vive está se movendo de forma cíclica em círculos e espirais! Assim é na vida, assim é na dança!
A partir da vivência de danças circulares que expressam cada elemento, vamos reconhecendo a força, potência e característica de cada um deles dentro de nós.
Esse workshop tem um objetivo mais educacional e formativo, sendo direcionado para todas as pessoas que queiram se aprofundar nessa arte de Dançar em Círculo conhecendo, respeitando e celebrando as diferenças de cada povo.
Nesse curso são disponibilizados material de apoio: DVD com todas as danças, cd com as músicas de cada elemento e apostila.
- DANÇA CIRCULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A infância é o momento mais importante de formação de todo ser humano, é aqui que aprendemos nossos mais profundos valores, a forma como vamos nos relacionar com as outras pessoas, como vamos lidar com nossos sonhos, desejos e dificuldades.
A dança em si tem uma grande capacidade e de trazer auto percepção, fortalecendo assim as potencias individuais de cada um, na medida em que também nos traz a partir dos movimentos formas de vencer nossas dificuldades. Dançar em círculo é potencializar a auto percepção com apoio e cooperação de todos do grupo, além de trabalhar a integração social, o apoio mutuo, a coordenação motora (também desenvolvida nessa fase), organização mental e emocional, trabalho em grupo enfim, são inúmeros os aspectos trabalhados nessa prática milenar.
Esse curso tem um carácter educacional e é direcionado para educadores, pais, mães e interessados em conhecer e aprofundar no conhecimento das danças circulares na educação infantil, tanto em escolas, ong’s, com os próprios filhos e crianças num todo.
Nesse curso são disponibilizados material de apoio para que depois as pessoas consigam disseminar o conteúdo e as danças abordadas ao longo das oficinas.
- RODAS DE DANÇA CIRCULAR: UMA VOLTA AO MUNDO
AS rodas de dança circular são oficinas que podem ser pontuais ou continuas com danças de vários lugares do mundo. Costuma ter entre 1 ou 2 horas de duração. Sendo aberta a todos os públicos.
- Danças Circulares Sagradas e Brincadeiras tradicionais para crianças
A infância é o momento mais importante de formação de todo ser humano, é aqui que aprendemos nossos mais profundos valores, a forma como vamos nos relacionar com as outras pessoas, como vamos lidar com nossos sonhos, desejos e dificuldades.
A dança em si tem uma grande capacidade de trazer auto percepção, fortalecendo assim as potencias individuais de cada um, na medida em que também nos traz a partir dos movimentos formas de vencer nossas dificuldades. Dançar em círculo é potencializar a auto percepção com apoio e cooperação de todos do grupo, além de trabalhar a integração social, o apoio mutuo, a coordenação motora (também desenvolvida nessa fase), organização mental e emocional, trabalho em grupo enfim, são inúmeros os aspectos trabalhados nessa prática milenar.
Dançar e brincar em círculo traz para as crianças o exercício de valores e princípios fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa como: cooperação, auto percepção, união, fraternidade, entre outros.