Focalizadora: Ana Macêdo Avelar

 

Danças Circulares Sagradas

                                                      É um movimento de resgate de danças de povos do mundo inteiro, que começou na década de 70, com um bailarino polonês chamado Bernard Wosien.

As danças em círculo já acontecem desde a idade média, pois era uma das formas como os povos usavam para se comunicar e celebrar! Dançavam quando faziam o plantio e também a colheita, dançavam quando as estações mudavam e quando uma união acontecia. Dançavam cada momento da vida, reconhecendo a importância de celebrar cada passagem que acontece em nossa caminhada. Assim eles se conheciam e se fortaleciam enquanto indivíduos e ao mesmo tempo se reconheciam, conectavam e fortaleciam enquanto uma comum-unidade. UM TODO.

Una3

A Dança Circular, desenvolvida de tal sorte que as pessoas se movimentam “uma em volta das outras”, sugere uma formação que tem um significado importante, pois o círculo, como um dos símbolos mais poderosos e uma das grandes imagens primordiais da Humanidade, representa a totalidade completa, quer no Tempo, quer no Espaço.

Dançar em círculo nivela todos os indivíduos, eliminando a hierarquia e permitindo que, através do olhar, todos se reconheçam como participantes igualmente valiosos nessa configuração.

A Dança Circular trabalha com a construção dos conceitos de corpo e de movimento, com a experiência da expressão, da criatividade e da improvisação, e com o conhecimento da arte e da cultura, e de suas influências no cotidiano.

Una2

BENEFÍCIOS

Aspectos grupais:

  • Instrumento facilitador do processo de formação de grupo;

  • Sentido de união e integração;

  • Possibilidade de estabelecer contato com os outros através das mãos e dos olhos;

  • Possibilidade de vivenciar a harmonia grupal através do ritmo e do conhecimento;

  • Dissolução de fronteiras, na medida em que se compartilham danças de vários países e diferentes culturas;

  • Dança democrática, uma vez que inclui todos, sem distinções;

  • Possibilidade de percepção do grupo por outra via de comunicação;

  • Momento de confraternização: menos competição, mais amizade e universalização da comunicação através do movimento.

 

Aspectos individuais:

  • Complementar às técnicas corporais;

  • Promoção da organização interna;

  • Possibilidade de acolhimento do outro, na medida em que não discrimina as pessoas;

  • Possibilidade de  bem-estar geral e relaxamento e atividade que se reflete nas emoções e nos sentimento.

Propostas

 

  • BAILE DE DANÇA CIRCULAR

O Baile tem como objetivo proporcionar um contato com as danças de vários povos de forma descontraída e alegre. De mãos dadas em círculo todos aprendem as coreografias e juntos aprendemos a celebrar a beleza e a expressão de cada povo.

É uma oficina aberta a todos os públicos, idosos, adultos, adolescentes, educadores e todas as pessoas que gostam de dançar ou que querem conhecer mais sobre danças circulares.

Por ser uma oficina que tem como principal objetivo promover a integração e a socialização entre a pessoas.

 

Una5

 

  • WORKSHOP DANÇA CIRCULAR SAGRADA E OS ELEMENTOS: TERRA, ÁGUA, FOGO E AR

Somos todos feitos da mesma matéria! Tudo que existe e vive está se movendo de forma cíclica em círculos e espirais! Assim é na vida, assim é na dança!

A partir da vivência de danças circulares que expressam cada elemento, vamos reconhecendo a força, potência e característica de cada um deles dentro de nós.

Esse workshop tem um objetivo mais educacional e formativo, sendo direcionado para todas as pessoas que queiram se aprofundar nessa arte de Dançar em Círculo conhecendo, respeitando e celebrando as diferenças de cada povo.

Nesse curso são disponibilizados material de apoio: DVD com todas as danças, cd com as músicas de cada elemento e apostila.

 

unaeiguiti

 

  • DANÇA CIRCULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A infância é o momento mais importante de formação de todo ser humano, é aqui que aprendemos nossos mais profundos valores, a forma como vamos nos relacionar com as outras pessoas, como vamos lidar com nossos sonhos, desejos e dificuldades.

A dança em si tem uma grande capacidade e de trazer auto percepção, fortalecendo assim as potencias individuais de cada um, na medida em que também nos traz a partir dos movimentos formas de vencer nossas dificuldades. Dançar em círculo é potencializar a auto percepção com apoio e cooperação de todos do grupo, além de trabalhar a integração social, o apoio mutuo, a coordenação motora (também desenvolvida nessa fase), organização mental e emocional, trabalho em grupo enfim, são inúmeros os aspectos trabalhados nessa prática milenar.

Una6

Esse curso tem um carácter educacional e é direcionado para educadores, pais, mães e interessados em conhecer e aprofundar no conhecimento das danças circulares na educação infantil, tanto em escolas, ong’s, com os próprios filhos e crianças num todo.

Nesse curso são disponibilizados material de apoio para que depois as pessoas consigam disseminar o conteúdo e as danças abordadas ao longo das oficinas.

  • RODAS DE DANÇA CIRCULAR: UMA VOLTA AO MUNDO

AS rodas de dança circular são oficinas que podem ser pontuais ou continuas com danças de vários lugares do mundo. Costuma ter entre 1 ou 2 horas de duração. Sendo aberta a todos os públicos.

 

 

  • Danças Circulares Sagradas e Brincadeiras tradicionais para crianças

A infância é o momento mais importante de formação de todo ser humano, é aqui que aprendemos nossos mais profundos valores, a forma como vamos nos relacionar com as outras pessoas, como vamos lidar com nossos sonhos, desejos e dificuldades.

A dança em si tem uma grande capacidade de trazer auto percepção, fortalecendo assim as potencias individuais de cada um, na medida em que também nos traz a partir dos movimentos formas de vencer nossas dificuldades. Dançar em círculo é potencializar a auto percepção com apoio e cooperação de todos do grupo, além de trabalhar a integração social, o apoio mutuo, a coordenação motora (também desenvolvida nessa fase), organização mental e emocional, trabalho em grupo enfim, são inúmeros os aspectos trabalhados nessa prática milenar.

Dançar e brincar em círculo traz para as crianças o exercício de valores e princípios fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa como: cooperação, auto percepção, união, fraternidade, entre outros.