LITERATURA E LUTO

Grupo de Leitura e Roda de Conversa

Mediação: Valéria Palma*

Toda quinta-feira, das 19h30 às 21h30

Início dia 3/8

A experiência de mergulhar numa história e viver por um tempo “na pele” de diferentes personagens vai além da distração. O livro nos acolhe, faz companhia, muitas vezes desconstrói nossas certezas, revela o que está oculto em nossa interioridade. Um livro que nos toca desperta sentimentos, insights, novos questionamentos e novos pontos de vista. Trabalha a resiliência, a compaixão, soma novos significados às nossas experiências pessoais e coletivas. No exercício de compreender a complexidade dos personagens, temos a chance de trocar as lentes e descobrir novas dimensões de nós mesmos, do outro e da vida.

A partir da leitura compartilhada de obras clássicas e contemporâneas, o convite para os encontros Literatura de Luto é a livre interpretação e reflexão em grupo, troca de impressões, emoções e sentimentos sobre as narrativas e personagens de obras literárias que abordam temas universais de perdas e luto.

Uma forma dinâmica e criativa de conversar sobre os sentimentos e seus desdobramentos na nossa vida partindo do prazer da literatura, linguagem artística que traz toda a potência do humano como representação infinita da existência.

Todos são bem-vindos! 

  • Livro de abertura: “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar
  • Dinâmica: leitura individual realizada antes dos encontros e partilhada na roda de conversa. Páginas a ler pré-definidas em cada encontro. Os títulos subsequentes ao de abertura serão decididos por todo o grupo.
  • Público-alvo**: interessados em grupos de leitura, amantes da literatura, pessoas que estejam vivenciando processos de perdas e luto, profissionais e estudantes da área da saúde, público em geral.
  • Valor mensal: R$ 400,00 pagos no primeiro encontro de cada mês à vista ou em 2x no cheque.
  • Periodicidade: encontros semanais, contínuos, com leitura de 1 livro por mês. Abertura para novos partcipantes na primeira quinta de cada mês.
  • Inscrições e informações: (11) 9 9888-5916 WhatsApp, com Valéria Palma

**Não há pré-requisitos para participar do grupo. A condição é gostar de ler! 

Local: Espaço Solar Terapêutico

Rua Maurício Francisco Klabin, 374, Vila Mariana.

Próximo das estações de metrô Vila Mariana, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Estacionamento próximo ao espaço, na rua.

 

*Valéria Palma é terapeuta do luto e jornalista apaixonada por literatura. Atende em consultório, hospitais, instituições de longa permanência ou domicílio. Tem especialização em Tanatologia, ciência que estuda a morte e o morrer a partir de uma abordagem plural e interdisciplinar, e especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos.